
Acupuntura
Desenvolvida a partir de um corpo teórico complexo, baseado na experiência clínica milenar e nas antigas práticas de cultivo interno de talentosos mestres chineses, a acupuntura é uma especialidade da medicina chinesa que tem sido praticada na China e no Extremo Oriente há milhares de anos.
O termo acupuntura (do latim acus - agulha e punctura - punção) foi criado por jesuítas, no séc. XVII, para denominar a prática terapêutica que utiliza a inserção de agulhas. Em chinês, a expressão utilizada para designar acupuntura é Zhen Jiú 针灸, sendo Zhen 针 agulha e Jiú 灸 fogo (ação de cauterizar), o que indica a estreita relação entre o uso das agulhas e da moxabustão.
O tratamento consiste na colocação de finas agulhas em pontos do corpo por onde circula o “sopro”, “energia” ou “força vital” que os chineses denominaram “Qi” 氣. O fluxo suave do Qi pode ser perturbado por diversos fatores, como traumas, fatores ambientais, má nutrição e distúrbios emocionais, como raiva, preocupação, medo, tristeza, etc. A partir da inserção e manipulação das agulhas, o acupunturista pode restaurar a harmonia do fluxo de Qi do organismo, estimulando a capacidade do corpo de reencontrar seu equilíbrio, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.
A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo, sendo comprovadamente eficaz no tratamento de centenas de transtornos físicos ou psicológicos, como controle de dores crônicas, tratamento do estresse e fortalecimento das defesas do organismo. O Qi pode ser trabalhado de diversas formas, o que faz com que a acupuntura tenha um amplo espectro de atuação no tratamento das mais diversas condições clínicas: dores agudas e crônicas, fadiga crônica, transtornos emocionais e psicológicos, transtornos circulatórios, transtornos gastrointestinais, transtornos ginecológicos e geniturinários, transtornos respiratórios, transtornos nos olhos, ouvidos, nariz e garganta, transtornos dermatológicos, distúrbios do sono, paralisia facial, cefaleia, disfunção sexual, sintomas do climatério, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC) etc.
