
Estudo dos Clássicos

Os tratados Clássicos ou Cânones são a raiz da medicina chinesa. Representam a compilação da sabedoria e experiência clínica dos grandes estudiosos e mestres da medicina chinesa.
Embora o período exato da construção de determinados textos que compõem os Cânones ainda seja controverso, sabe-se que a compilação e formação de um sistema teórico coerente, e o estabelecimento da Medicina das Correspondências Sistemáticas ocorreram na Dinastia Hàn 漢 (de 206 a.C. até 220 d.C), período de estabilidade política e econômica, expansão geográfica, grande desenvolvimento cultural e estruturação filosófica. As bases estruturadas pela Dinastia Han foram fundamentais para o estabelecimento do Império Chinês, sendo mantidas em dinastias posteriores.
As bases do pensamento médico chinês foram estruturadas nos grandes Clássicos ou Cânones Médicos da Dinastia Han:
Huang Di Nei Jing 黃帝內經 - Clássico Interno do Imperador Amarelo (escrito entre 400 a.C. e 260 d.C.)
Dividido em dois textos:
Su Wen 素問 - Questões Simples
Ling Shu 靈樞 - Eixo Espiritual
Nan Jing 難經 - Clássico das Dificuldades (escrito entre 100 a.C. e 100 d.C.)
Shen Nong Ben Cao Jing 神農本草經 - Clássico da Matéria Médica de Shen Nong (escrito por volta de 100 d.C.)
Shang Han Za Bing Lun 傷寒雜病論 - Tratado da Lesão por Frio e Doenças Variadas (escrito por Zhang Zhong Jing por volta de 220 d.C.)
Dividido em dois textos:
Shang Han Lun 傷寒論 - Tratado da Lesão pelo Frio
Jin Gui Yao Lue 金匱要略 - Prescrições Essenciais da Câmara de Ouro
Ao longo da história da China, tratados Clássicos mais recentes e textos explicativos dos Cânones da dinastia Han foram escritos pelos mais importantes estudiosos e autoridades da medicina chinesa de cada período. Alguns dos mais importantes são:
Zhen Jiu jia Yi Jing 針灸甲乙經 - Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão (escrito por Huang Fu Mi em 259 d.C.)
Mai Jing 脉經 - Clássico do Pulso (escrito por Wang Shu He em 310 d.C.)
Bei Ji Qian Jin Yao Fang 備急千金要方 - Prescrições Essenciais para Emergências, que Valem Mil Peças de Ouro (escrito por Sun Si Miao em 652 d.C.)
Qian Jin Yi Fang 千金翼方 - Suplemento para Prescrições Essenciais que Valem Mil Peças de Ouro (escrito por Sun Si Miao em 680 d.C.)
Pi Wei Lun 脾胃論 - Tratado Sobre o Baço e Estômago (escrito por Li Dong Yuan em 1249 d.C.)
Bin Hu Mai Xue 濒湖脉学 - Estudo dos Pulsos do Lago Bin Hu (escrito por Li Shi Zhen em 1564 d.C.)
Ben Cao Gang Mu 本草纲目 - Compêndio de Matéria Médica (escrito por Li Shi Zhen em 1596 d.C.)
Zhen Jiu Da Cheng 針灸大成 - Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão (escrito por Yang Ji Zhou em 1601 d.C.)
Wen Bing Tiao Bian 温病条辨 - Identificação Sistemática das Doenças do Calor (escrito por Wu Tang em 1798 d.C.)
Yi Li Zhen Chuan 醫理真傳 - Verdadeira Transmissão dos Princípios Médicos (escrito por Zheng Qin’an em 1869 d.C.)
No estudo dos grandes Clássicos que influenciaram a medicina chinesa, é imprescindível levar em conta os Clássicos Filosóficos que estruturaram as bases das concepções cosmológicas e os conceitos que influenciaram o pensamento médico chinês:
Yi Jing 易經 - Clássico das Mutações (provavelmente escrito entre 1000 e 400 a.C.)
Dao De Jing 道德經 - Clássico do Caminho e da Virtude (antigo livro daoista atribuído à Laozi)
Zhuang Zi 莊子 - Mestre Zhuang (escrito por volta do final do período dos Reinos Combatentes)
Huai Nan Zi 淮南子 - O Mestre de Huai-Nan (escrito entre 140 e 130 a.C.)
Ao estudar os Tratados Clássicos e antigos textos de eruditos, estudiosos e autoridades do pensamento médico chinês, é importante estar ciente da distância cultural entre as civilizações orientais e ocidentais, das diferenças entre as formas de pensar e do contexto sócio-político, assim como das mudanças nos significados e grafia dos ideogramas ao longo da história. Todas essas questões tornam-se obstáculos para a adequada compreensão e tradução do pensamento médico chinês para os idiomas ocidentais. Tendo em vista todas essas dificuldades, torna-se imprescindível a busca de familiarização com a forma de pensar, história e cultura da civilização chinesa. Alguns importantes sinólogos, como Elisabeth Rochat de la Vallée, Paul Unschuld e Marcel Granet, podem auxiliar consideravelmente na transposição desses obstáculos.