

Medicina Hunyuan
A Medicina Hunyuan (混元) é uma vertente da medicina chinesa desenvolvida por Yaron Seidman a partir de sua profunda imersão nos antigos tratados clássicos chineses (sobretudo Yi Jing, Huang Di Nei Jing, Shang Han Lun) e estudos das teorias de Liu Yuan 劉元 (1768 - 1855), fundador da escola filosófica Huai Xuan 槐軒派, e da abordagem de Zheng Qin’an 郑钦安 (1824 - 1906), fundador da escola Huo Shen Pai 火神派 (Escola do Fogo Espírito).
Partindo de uma construção teórica própria, que resgata antigos conceitos da medicina chinesa clássica, a Medicina Hunyuan analisa as desarmonias e o adoecimento humano a partir do funcionamento e dinamismo dos três aspectos mais importantes para a manutenção da vida:
- Força da capacidade de recarregar o corpo: habilidade de atrair o Princípio do Céu 天理 (tiānlǐ), a vida, da natureza e mantê-lo no interior do corpo para recarregar a vitalidade.
- Andamento e regularidade dos Seis Estágios 六經 (LiuJīng): sincronia entre os ritmos do corpo e os ritmos da natureza.
- Regulação das emoções pelo Centro 中 (Zhōng): quando as emoções, que deveriam impulsionar a ação do corpo em direção à vida, não estão harmonizadas com o Centro, as descargas emocionais são caóticas e fazem com que o corpo adoeça.
A saúde, a felicidade e a longevidade resultam do alinhamento do corpo com os ritmos da natureza, do alinhamento do Coração com o Centro 中 (Zhōng) e da força da capacidade de recarregar a vitalidade. Para promover esse alinhamento e restaurar a força da capacidade de recarga, a Medicina Hunyuan de utiliza recursos como fitoterapia, acupuntura, meditação e Qi Gong.