top of page
Qi gong2.jpg

Qi Gong

O termo Qi Gong (氣功) é utilizado desde a década de 1940 para agrupar uma ampla variedade de práticas meditativas, respiratórias e marciais, que utilizam movimentos lentos, posturas específicas, respiração profunda, foco mental e visualizações para guiar os fluxos de Qi pelo corpo. Os fluxos de Qi no organismo foram minuciosamente estudados pelos mestres chineses, a partir da perspectiva elaborada pelos antigos daoistas, que buscavam a plenitude do ser humano na sua comunhão com o cosmos, visto como um eterno fluxo de mutações.

Inúmeros estilos de Qi Gong, com raízes e propostas diferentes, foram desenvolvidos na China. Alguns estilos de Qi Gong estão direcionados para o cultivo interno e transcendência, outros para o tratamento de doenças, manutenção da saúde e prolongamento da vida, ou ainda para o fortalecimento do corpo e da mente e o desenvolvimento de habilidades marciais.

A origem dessas práticas se perde na história. Alguns historiadores acreditam que é possível ver as representações das posturas de Qi Gong em pinturas em vasos de cerâmica da cultura Majiayao da China (3300 a 2500 a.C.), utilizados por xamãs em rituais religiosos. Instruções elementares para a prática e Qi Gong também podem ser observadas no Nei Ye (350 a.C.), um antigo texto daoísta de cultivo interno que descreve técnicas de meditação, respiração e circulação de Qi. No complexo funerário de Mawangdui 馬王堆 (168 a.C.) foi encontrado um pergaminho de seda com ilustrações de diversas pessoas realizando movimentos de Qi Gong (daoyin 導引). Outro achado importante foi o conjunto de pergaminhos de bambu encontrados na tumba Zhangjiashan 張家山 (186 a.C.), que descreve diferentes exercícios de Qi Gong para a manutenção da saúde e tratamento de doenças. Muitos dos mais importantes médicos chineses, entre eles Hua Tuo, Ge Hong, Sun Simiao e Li Shizhen, foram praticantes e desenvolveram técnicas de Qi Gong.

Ao exercer forte influência na mobilização e harmonização do Qi do corpo, a prática de Qi Gong proporciona diversos benefícios ao praticante, como melhora das funções respiratória, cardiovascular e digestiva, relaxamento físico e mental, melhora e aprofundamento do sono, melhora do foco e da clareza mental, aumento da vitalidade, etc.

maraca-dagua-logo-marcelo.png

Marcelo Nunes - Acupuntura

Todos os Direitos Reservados © 2021

Porto Alegre, Brasil

bottom of page